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CÍRCULOS DE CULTURA E O ADOLESCENTE: CONTRIBUIÇÕES PARA ATITUDES SAUDÁVEIS FRENTE ÀS DROGAS

RESUMO
Com as primeiras experiências de consumo de drogas acontecendo entre sujeitos cada vez mais jovens, os adolescentes tendem a ficar mais expostos aos problemas decorrentes desta prática, principalmente por ainda estarem passando por uma maturação, física, psicológica e emocional e por definição de papeis sociais. Uma medida que tem conferido proteção contra o consumo de drogas na adolescência é a manutenção de uma rede de apoio que favoreça um ambiente voltado à formação humana, que valorize a expressão de sentimentos, preconceitos, dúvidas e opiniões, por meio do diálogo. Isso nos direcionou a um trabalho que objetivou estimular entre adolescentes escolares de Sobral, Ceará, a reflexão crítica e a vivência de atitudes saudáveis frente às drogas, com a implementação de Círculos de Cultura. Este é um método educacional dialógico, desenvolvido por Paulo Freire, embasado na investigação, teorização e problematização, com temáticas que emanam da realidade de vida dos educandos. Trata-se de uma pesquisa-intervenção, direcionada a 121 educandos do nono ano do ensino fundamental do Colégio Estadual Dom José Tupinambá da Frota em Sobral, Ceará. O estudo foi realizado no período de agosto de 2013 a março de 2014. Com os sujeitos foram levantadas as palavras geradoras, que deram base para o planejamento de quatro encontros para os Círculos de Cultura, abordando às temáticas: liberdade e limites; violência e cuidado; atenção integral ao corpo; desenvolvimento urbano e cidadania. O consumo de drogas e suas consequências perpassaram todas as temáticas, sendo objeto de reflexão crítica pelos sujeitos. O trabalho culminou com a produção de um vídeo educativo protagonizado pelos adolescentes. O Círculo de Cultura mostrou todo o seu potencial enquanto método de ensino e aprendizado democrático e participativo, em que foi possível contemplar a assunção de um pensamento crítico dos sujeitos sobre as drogas e suas consequências, tanto nos encontros quanto na produção do vídeo.
 

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