Início do conteúdo

Descrição Sintética


Duração e Carga Horária

O Mestrado Profissional em Saúde da Família terá duração mínima de 18 meses e máxima de 24 meses, com carga horária total de 960 horas.

Nucleadoras

As atividades didático-pedagógicas serão desenvolvidas pelas instituições nucleadoras (Fiocruz, UFC, UECE, UVA, UFRN, UFMA). As atividades presenciais (aulas, tutorias e trabalhos de grupo), serão realizadas quinzenalmente nos primeiros três semestres do curso. Todos os estados seguirão o formato e a estrutura curricular modular aprovados pelo Colegiado de Curso, oferecendo, simultaneamente, as mesmas atividades obrigatórias e respectivas avaliações, e atendendo a todos os artigos do Regulamento de Curso.

Currículo e Conteúdos

O currículo incluirá módulos transversais e longitudinais e contempla 20% de sua carga horária em atividades a distância. O quarto semestre será dedicado exclusivamente às orientações e elaboração do Trabalho de Conclusão. Os conteúdos curriculares serão oferecidos sob a forma de preleção, seminários, discussão em grupo, trabalhos práticos, investigação, treinamento em serviço ou outros métodos. Será exigido do aluno um mínimo de 75% (setenta e cinco por cento) de freqüência nas atividades.

Admissão

A admissão ao Curso será realizada após o processo de seleção, o qual será cumulativamente eliminatório e classificatório. As datas, o formato, os instrumentos e critérios de seleção serão normatizados de comum acordo por uma comissão de seleção composta de, no mínimo, um docente permanente do Curso por Estado, indicado pelo Colegiado do Curso. As instituições nucleadoras estarão incumbidas de operacionalizar o processo seletivo, garantindo que todos os candidatos serão submetidos à normas comuns. O candidato aprovado e classificado na seleção deverá efetuar sua matrícula na Instituição Nucleadora do estado para o qual o aluno foi selecionado, obedecendo aos prazos fixados no seu calendário. Nenhum aluno será admitido à defesa do trabalho de conclusão antes de completar a carga horária exigida para a obtenção do respectivo grau e de atender às exigências previstas no Regimento do Curso.

Rendimento acadêmico

O rendimento escolar de cada aluno será na escala de 0 a 10 e o conceito equivalente será de acordo com a Instituição Nucleadora a qual o aluno está matriculado. Para aprovação em cada disciplina (ou unidade de ensino correspondente), o aluno terá que lograr, no mínimo, o equivalente a nota 7,0 (sete). Com base na Portaria Normativa do Ministério da Educação n° 17, de 28/12/2009, o trabalho de conclusão do curso poderá ser apresentado em diferentes formatos: dissertação, revisão sistemática e aprofundada da literatura, artigo, patente, registros de propriedade intelectual, projetos técnicos, publicações tecnológicas; desenvolvimento de aplicativos, de materiais didáticos e instrucionais e de produtos, processos e técnicas; produção de programas de mídia, editoria, composições, concertos, relatórios finais de pesquisa, softwares, estudos de caso, relatório técnico com regras de sigilo, manual de operação técnica, protocolo experimental ou de aplicação em serviços, proposta de intervenção em procedimentos clínicos ou de serviço pertinente, projeto de aplicação ou adequação tecnológica, protótipos para desenvolvimento ou produção de instrumentos, equipamentos e kits, projetos de inovação tecnológica, produção artística, sem prejuízo de outros formatos.

Trabalho de conclusão

A defesa do trabalho de conclusão do mestrado será pública e far-se-á perante uma Comissão Examinadora indicada pelo orientador com concordância da Coordenação do Curso, constituída de 3 (três) membros portadores de grau de Doutor ou equivalente, entre os quais no mínimo 1 (um) membro não-pertencente ao corpo docente do Curso.

Voltar ao topoVoltar