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DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS PARA FACILITAÇÃO DE PROCESSOS EDUCACIONAIS EM GRUPO: PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA ATENÇÃO PRIMÁRIA

RESUMO: Este estudo tem como objeto o desenvolvimento de competências para facilitação de processos educacionais em grupos por meio do curso de capacitação em aprendizagem significativa. Teve como objetivo geral compreender o desenvolvimento de competências para facilitação de processos educacionais em grupo na percepção dos profissionais da Atenção Primária do município de Fortaleza - Ce. Participaram do estudo educandos que concluíram o curso de capacitação em Aprendizagem Significativa para o SUS ocorrido no ano de 2018, sendo estes servidores públicos originários da Atenção Primária do município, que atuavam no serviço nas Unidades Básicas de Saúde ou em cargos de Gestão na Secretaria Municipal de Saúde. Tratou-se de um estudo transversal com uma abordagem qualitativa. A coleta de dados se deu por meio de entrevista semiestruturada e utilizou-se a Análise de Conteúdo Temática para a análise dos dados. Observou-se na percepção dos educandos, o desenvolvimento de competências para a utilização de metodologias ativas para processos educacionais em saúde, seja voltada para a população, como também para resolução de problemas no ambiente de trabalho. Verificou-se a contribuição do curso em Aprendizagem Significativa para o SUS para os processos em Educação Permanente em Saúde, favorecendo o desenvolvimento do pensamento crítico e o aprendizado significativo.

 

Palavras-chave: Aprendizagem Significativa. Metodologias Ativas. Desenvolvimento de Competências.

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