Início do conteúdo

ORIENTAÇÃO FAMILIAR E COMUNITÁRIA NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA NA REGIONAL NORTE DE TERESINA/PI. AVALIAÇÃO A PARTIR DO USUÁRIO ADULTO

RESUMO

Este estudo analisa os atributos derivados da Atenção Primária à Saúde: orientação familiar e comunitária nas 20 unidades básicas de saúde da Estratégia Saúde da Família na Regional Norte de Teresina – PI, com o objetivo de avaliar a orientação familiar e comunitária na Estratégia Saúde da Família dos Centros de Saúde da zona urbana da Regional Centro-Norte. Trata-se de um estudo descritivo, de abordagem quantitativa e desenho transversal, realizado de dezembro de 2013 a fevereiro de 2014. Foram utilizados questionários para descrição de perfil sociodemográfico dos usuários e o Primary Care Assessment TooL (PCATOOL). Foram entrevistados 384 usuários adultos na faixa etária de 19 a 59 anos. Os resultados mostraram que 88,3% dos usuários entrevistados eram mulheres, 78,6% católicos, 53,4% desempregados, mas com bolsa família, 61,9% ganham de um a dois salários, 97,8% não participam do Conselho Local de Saúde (CLS), 91,2% dizem não conhecer o CLS e apenas 1,5% sabe como funciona o CLS. A análise dos dados desse estudo mostra um percentual de respostas positivas dos usuários nos itens que aferem a orientação familiar prestada pelo profissional médico e enfermeiro, com destaque de melhor avaliação para o enfermeiro. Já as ações de orientação comunitária desenvolvidas pelos profissionais teve avaliação insatisfatória, principalmente no que se refere às pesquisas que deveriam ser realizadas com a comunidade para identificar se os serviços de saúde prestados estão satisfazendo as necessidades das pessoas e se são realizadas enquetes para conhecer os problemas de saúde dos usuários, além da redução de convite por parte dos profissionais para que os usuários participem das ações do Conselho Local de Saúde.

Palavras chave: Estratégia Saúde da Família, Atenção Primária à Saúde, Atenção Básica, Avaliação em Serviços, Conselhos Locais de Saúde.

Voltar ao topoVoltar