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QUALIDADE DAS RESPOSTAS DAS TELECONSULTORIAS DO NÚCLEO DE TELESSAUDE ESTADUAL DO MARANHÃO

RESUMO: O Telessaúde Brasil Redes é um programa do Ministério da Saúde que busca integrar ensino e serviço por meio do uso de ferramentas e Tecnologias de Informação e Comunicação, com o objetivo de qualificar serviços da Atenção Primária à Saúde no Sistema Único de Saúde. O Núcleo de Telessaúde do Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão é o responsável pela promoção de atividades de Telessaúde no estado do Maranhão onde desenvolve as atividades de teleconsultorias que são consultas registradas entre trabalhadores, profissionais e gestores da área da saúde, por meio de instrumentos de telecomunicação bidirecional, com o fim de esclarecer dúvidas sobre procedimentos clínicos, ações de saúde e questões relativas ao processo de trabalho. Objetivo: Avaliar a qualidade das respostas das teleconsultorias realizadas pelo Núcleo de Telessaúde Estadual do Maranhão. Métodos: Estudo descritivo e analítico, com abordagem quantitativa. A qualidade da resposta foi aferida por auditoria que verificou a adequação da resposta consoante as orientações do Programa Telessaúde Brasil Redes. A resolubilidade da resposta e a satisfação do solicitante foram verificadas por meio de um questionário integrado a teleconsultoria. A associação entre a qualidade da resposta e o grau de satisfação do solicitante foi testada pelo teste Exato de Fisher, considerando-se o nível de significância de 5% (p<0,05). Resultados: 88% dos solicitantes tiveram suas dúvidas totalmente esclarecidas; 98,2% referiram estar satisfeito ou muito satisfeito. Quanto à qualidade da resposta, 85% foram classificadas entre boa, muito boa e excelente. Destaca-se que 44% obtiveram avaliação excelente. Houve associação estatisticamente significante entre a qualidade da resposta da teleconsultoria e o grau de satisfação do solicitante (p = 0,001). Conclusão: A qualidade das respostas das teleconsultorias foi muito boa. Os solicitantes tiveram suas dúvidas solucionadas e ficaram muito satisfeitos com o resultado.

 

Palavras-chave: Telemedicina; Atenção Primária à Saúde; Consulta Remota; Brasil.

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