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A TUTORIA COMO DISPOSITIVO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE NO SISTEMA SAÚDE ESCOLA DE SOBRAL – CE

RESUMO
No Município de Sobral-CE a construção da proposta de Educação Permanente em Saúde (EPS) foi desencadeada em 1997, com o processo de reorientação do modelo de atenção, de reorganização dos processos de trabalho na Estratégia Saúde da Família (ESF). Para tanto, foram criadas a Residência Multiprofissional em Saúde da Família, a figura do Preceptor de Território e a Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia, Neste contexto de construção do Sistema Saúde Escola (SSE), enquanto sistema aprendente, temos como objeto deste estudo a trajetória da tutoria do SSE na EPS no Município de Sobral-CE, com a pergunta de partida: Quais as potencialidades e limites em cada momento da trajetória histórica de atuação da tutoria como dispositivo de educação permanente no SSE? Este questionamento orienta os objetivos de analisar as potencialidades e situações-limite da trajetória de atuação da Tutoria como dispositivo de EPS no SSE; identificar suas concepções e atribuições na sua trajetória de atuação; compreendendo os fatores que a facilitam ou dificultam e conhecendo os processos e resultados que evidenciam suas contribuições na EPS. Esta pesquisa exploratóriodescritiva do tipo estudo de caso, com abordagem qualitativa, subsidiou-se em documentos pedagógicos e normativos e em entrevista. Entre os resultados temos: a reafirmação do caráter histórico, heterogêneo, polissêmico e descontínuo da preceptoria/tutoria, assim como da sua implicação com a EPS no SSE. Identificamos nestes sujeitos, seus modos de ver e falar da preceptoria; suas diversas modalidades de apoio Paidéia; suas potencialidades e fragilidades imanentes diante das oportunidades e ameaças transcendentes em cada contexto. Este estudo possibilita o reconhecimento da preceptoria/tutoria como dispositivo potente da EPS, revelando as contribuições dos seus sujeitos na sua trajetória de atuação na problematização, ressignificação e transformação de sentidos, saberes, poderes e práticas nos territórios da ESF.
Palavras-chave: Tutoria; Educação Permanente em Saúde; Sistema Saúde Escola; Apoio Paidéia; Dispositivo.

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