O Doutorado Profissional em Saúde da Família – DPSF/RENASF, vem somar-se as iniciativas da Fiocruz e de outras instituições que atuam em formação de profissionais da ESF (e.g., Especialização em Saúde da Família, Mestrados Profissionais e Acadêmicos em Saúde da Família). Tem como perfil a formação de doutores que tenham competências e liderança de pesquisa/intervenção, capazes de coordenar pesquisas bem estruturadas, voltadas para a melhoria das práticas nos serviços e coordenar grupos de pesquisa multiprofissionais e interinstitucionais, que resultem em desenvolvimento de processos, produtos, tecnologias que contribuam para a atenção, gestão, ensino, promoção e educação em saúde fortalecendo o Sistema Único de Saúde e promovendo a equidade diante das resoluções complexas das situações de saúde e de seus determinantes sociais.
A proposta de doutorado ancora-se na experiência acumulada do corpo docente do Mestrado Profissional em Saúde da Família (MPSF), da parceria entre as instituições de ensino superior promovido pela Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família (RENASF), do apoio das instituições de serviços de saúde, do reconhecimento da importância de conferir maior solidez aos processos formativos no campo epistêmico e prático saúde da família com consequência para a geração de conhecimento que atenda a complexidade da saúde da população.
Programas de pós-graduação stricto sensu em rede tem a capacidade de fortalecer a interação e o trabalho colaborativo interinstitucional. O presente Doutorado, organizado em rede de associação, apresenta um desenho que potencializa a dinâmica de conhecimentos e experiências de ensino e pesquisa, criação de novas alternativas para resolver problemas e apontar soluções, crescimento conjunto com um objetivo em comum, fortalecendo todos os seus integrantes, com suas individualidades e especificidades, além de viabilizar a otimização dos recursos humanos e suas expertises. Destaca-se o enfoque em projetos de intervenção e pesquisas estratégicas e tecnológicas para a área de Saúde da Família, sendo esta uma das características dos programas profissionais.
Temos consciência da responsabilidade e da necessidade de contínuo aperfeiçoamento do processo formativo, o qual ocorrerá sempre apoiado em processos de avaliação e planejamento, levando em consideração as necessidades da área e da sociedade, a autoavaliação do programa, e as competências necessárias a serem desenvolvidas pelos alunos para melhor desempenhar seu papel profissional e acadêmico junto a sociedade.
Nome do Curso: Doutorado Profissional em Saúde da Família (DPSF)
Área Básica: Saúde Coletiva
Área de Concentração: Saúde da Família
Área de Avaliação: Saúde Coletiva
Modalidade: Profissional
Público-alvo: Profissionais da área da saúde vinculados à Atenção Primária à Saúde (docência, atenção e ou gestão).
Aprovação pela CAPES: aprovado em 2019
Turmas de Doutorado:
- 1ª Turma (2021 – 2025) – 30 alunos.
- 2ª Turma (2024 – 2028) – 102 alunos.
Objetivo Geral:
Formar pesquisadores, em nível de doutorado, com competência técnica-científica, crítica e reflexiva para atuar na pesquisa, docência e gestão no âmbito da Atenção Primária Primária em saúde.
Objetivos específicos:
- Formar lideranças para a Atenção Primária com ênfase na Estratégia de Saúde da Família, aptas a exercer atividades de investigação, de ensino e de gestão, com ênfase na produção, difusão e aplicação do conhecimento da atenção primária na
realidade nacional e internacional; - Desenvolver nos profissionais de saúde capacidade de identificação, resolução de problemas e demandas de saúde da população utilizando métodos de pesquisas para formulação de propostas de intervenção/ação na ESF/atenção primária de
saúde; - Qualificar profissionais de saúde para planejar e avaliar as políticas e práticas na ESF com vistas na reorientação dos processos de atenção, gestão do cuidado, educação na saúde e promoção da saúde.
- Incentivar à pesquisa na área do Saúde da Família, sob perspectiva multi e interdisciplinar, articulando elementos da educação, atenção, controle social e gestão no aprimoramento da Estratégia de Saúde da Família e do Sistema Único de Saúde.
Perfil dos egressos
- Capacidade para agir com postura ética e visão crítica, reflexiva e construtiva do conhecimento em saúde da família;
- Capacidade para desenvolver e coordenar atividades de gestão,pesquisa/ensino/perceptoria no contexto da saúde da família;
- Capacidade para planejar e avaliar estruturas, processos e resultados de práticas e de políticas de saúde;
- Capacidade técnico científica para produzir atividades de pesquisa e inovação tecnológica para a melhoria da saúde e da qualidade de vida de indivíduos, grupos e comunidades.
- Capacidade para desenvolver o diálogo com seus pares da comunidade científica e do mundo do trabalho na atenção primária de saúde em âmbito nacional e internacional, divulgação de produções científicas e formação de rede de produção do conhecimento;
- Contribuir na formação de novos profissionais com competência para o desenvolvimento de boas práticas em saúde na estratégia saúde da família.
Metodologia
O programa adota a concepção de currículo como construção social e está subsidiado nos referenciais da educação por competências, que significa a capacidade de articular, mobilizar e colocar em prática valores, conhecimentos e habilidades necessários ao desempenho eficaz de atividades requeridas pela natureza do trabalho na Estratégia Saúde da Família, além de rigor científico e criticismo no desenvolvimento de novos conhecimentos.
O PPGSF baseia-se nos preceitos da andragogia, adota como principal estratégia no processo de ensino-aprendizagem o uso das metodologias ativas, por destinar-se a um público adulto, e por valorizar a aprendizagem significativa de forma contextualizada, requisitos estes necessários para a construção de saberes de modo mais efetivo. Parte-se da premissa de que podemos aprender com a experiência, posto que somos capazes de compreender os sentidos do vivido.
Estratégias Educacionais
Ancorados nas metodologias ativas, o Programa propõe estratégias educacionais, as quais conduzem à construção dos objetivos de aprendizagem em cada módulo. Assim, os objetivos cognitivos se operacionalizam através dos grupos tutoriais (GT), estudo de caso, estudo dirigido, seminário, estudo de caso e miniexposição; os objetivos de habilidade através do treinamento de habilidade (simulações, dramatização, observação); os objetivos atitudinais através dos grupos tutoriais (GT), estudo de caso, simulações, dramatizações; e os objetivos mistos através dos projetos em equipe, práticas na comunidade e oficinas de trabalho.
A Matriz Curricular está organizada em módulos ou disciplinas transversais e longitudinais e podem distribuir até 20% de sua carga-horária com atividades à distância por meio de ferramentas virtuais de aprendizagem.
O DPSF está organizado em três linhas de pesquisa:
Linha de Pesquisa 1: Atenção e Gestão do Cuidado em Saúde da Família – integra pesquisas sobre os saberes e as práticas de gestão, da organização dos sistemas e serviços de saúde, da origem, evolução e controle dos problemas de saúde da população, bem como as tecnologias na promoção e na proteção específica da saúde, a prevenção das doenças e agravos, o cuidado clínico-assistencial, visando qualificar a Atenção Básica à Saúde, com enfoque na Estratégia Saúde da Família e os atributos essenciais da atenção primária (primeiro contato, longitudinalidade, integralidade e coordenação do cuidado).
Linha de Pesquisa 2: Educação na Saúde – integra pesquisas que tratam da formulação, implantação e avaliação de iniciativas, projetos, programas e políticas de formação e desenvolvimento profissional dos trabalhadores de saúde, visando à reorientação dos processos de trabalho na saúde, no sentido da humanização, integralidade, resolubilidade e participação popular.
Linha de Pesquisa 3: Promoção da Saúde – integra pesquisas que tratam da formulação, implantação e avaliação de projetos e programas com base nos determinantes da saúde para promover o desenvolvimento de tecnologias inovadoras, visando à melhoria das condições de saúde das populações e fomentar a participação popular e a autonomia dos sujeitos no cuidado à saúde.
Estrutura Curricular
O currículo do Doutorado Profissional em Saúde da Família (DPSF) é composto por um total de 960h, distribuídas da seguinte forma:
– Disciplinas: 315h em disciplinas obrigatórias; 180h em disciplinas optativas, totalizando 495h em componentes curriculares.
– Outras atividades curriculares obrigatórias: 120h de orientação e qualificação; 270h de orientação e defesa de tese; 45h de atividades complementares; 30h de comissão de acompanhamento, totalizando 465h.
O curso de doutorado possui duração mínima de 24 (vinte e quatro) meses e máxima de 48 (quarenta e oito) meses.
