Até 13 de junho podem ser inscritas ações nas áreas de gestão, assistência e formação vinculadas ao Programa Mais Médicos
O Ministério da Saúde (MS), em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), lançou nesta segunda-feira (19) o chamamento público para oLaboratório de Inovação em Saúde do Programa Mais Médicos (PMM), que busca identificar, organizar e compartilhar iniciativas que promovam a melhoria dos serviços e processos de trabalho no Sistema Único de Saúde (SUS). O anúncio acontece durante o Seminário Marco Zero das Pesquisas de Provimento para o SUS, realizado em Brasília (DF).
Leia mais…Com o objetivo de estabelecer conexões, pensar futuras parcerias e fortalecer a internacionalização da Fiocruz Ceará, a pesquisadora Anya Vieira Meyer participou de uma série de atividades, no final de abril e início de maio de 2025, nas universidades de Harvard e Illinois, nos Estados Unidos.
Leia mais…Doutoranda da RENASF, mãe de uma criança autista, lidera estudo que capacita profissionais da atenção primária para identificar sinais do TEA ainda na primeira infância
Uma pesquisa promissora está sendo desenvolvida em São Luís (MA) com o objetivo de melhorar a detecção precoce do Transtorno do Espectro Autista (TEA) na atenção primária à saúde. Intitulado “Efetividade de um Programa de Capacitação para Rastreio de Autismo na Atenção Primária à Saúde”, o projeto é conduzido pela doutoranda Joyce Leal, da Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família (RENASF), da nucleadora Universidade Federal do Maranhão (UFMA). A orientação é da Profa. Dra. Rejane Christine Queiroz e a coorientação da Profa. Dra. Deysiane Chagas.
Leia mais…A Aula Inaugural de 2025 da Fiocruz Ceará, que marca o início do ano letivo na instituição, terá como tema “Racismo Ambiental e Injustiça Climática: reflexões sobre as iniquidades em saúde”, debatendo formas de discriminação e injustiça socioambiental agravados pelos eventos climáticos extremos que afetam principalmente populações e territórios historicamente vulnerabilizados, como população periférica, negra urbana, quilombola, indígena, do campo, das águas e das florestas, bem como grupos como mulheres, pessoas com deficiência e idosas.
Leia mais…Docentes, discentes e egressos do Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família, da Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família (PPGSF/Renasf), participaram da “VI Mostra Paraíba, Aqui tem SUS”, realizada no dia 24 de abril de 2025, no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, em João Pessoa (PB). Durante o evento, três mestrandos da nucleadora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) foram premiados por seus trabalhos: Danielle Margarida Ramos de Oliveira, da Secretaria de Saúde de Umbuzeiro; Millena Carla da Silva Mesquita, da Coordenação de Atenção Básica de Umbuzeiro; e Erick Bernard Pereira de Lima, da Secretaria de Saúde de Santa Cruz.
Leia mais…