Com o tema “Construindo Pontes para o Bem-Estar Coletivo”, o III Simpósio Internacional em Promoção da Saúde reunirá em Fortaleza, de 8 a 10 de outubro de 2025, pesquisadores, profissionais e estudantes para debater os desafios globais da promoção da saúde. Realizado pela Universidade Federal do Ceará (UFC) em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFC, o evento será em formato híbrido e se propõe a articular conhecimentos, práticas e políticas em diálogo com a Agenda 2030 da ONU.
O simpósio busca promover o intercâmbio entre academia, serviços de saúde e sociedade, com foco em estratégias capazes de reduzir desigualdades, enfrentar a desinformação e ampliar a participação comunitária. Em um cenário de profundas transformações sociais e ambientais, a promoção da saúde se coloca como ferramenta essencial para fortalecer habilidades individuais e coletivas e construir comunidades mais resilientes e equânimes.
No Simpósio, o PPGSF/RENASF terá 13 trabalhos aprovados para apresentação, todos produzidos por discentes do Programa, refletindo a força da Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família, através das 11 instituições nucleadoras, presentes em seis estados do Nordeste brasileiro. Entre os deferidos, como autores e coautores, estão: Marcela Marques Jucá Fernandes (UFC); Fernanda Aguiar Kucharki (UFC); Pedro Henrique Lima de Oliveira (UFC); Cristiane Melo Poletto (UNILAB); Vitória Costa Oliveira (UNILAB); Natalia de Paula Bessa Alencar (UNILAB); Coautora – Cristiane Fonsêca Ximenes de Castro e Coautora – Expedita Sinhara Sampaio Garcia (Fiocruz Ceará); Heliandra Linhares Aragão (UVA); Lorenna Saraiva Viana (UVA); Ana Kelly Cândido Vasconcelos (UVA); Cícera Rejane Tavares de Oliveira (URCA); Moacir Andrade Ribeiro Filho (URCA); Kaline Nayanne de Souza Oliveira (URCA).