Mestrado Profissional em Saúde da Família – MPSF/RENASF
Vídeo de Apresentação do MPSF – 2019
Nome do Curso: Mestrado Profissional em Saúde da Família (MPSF)
Área Básica: Saúde Coletiva
Área de Concentração: Saúde da Família
Área de Avaliação: Saúde Coletiva
Modalidade: Profissional
Público-alvo: Profissionais da área da saúde inseridos na Atenção Primária à Saúde (ESF e NASF).
Profissionais da área da saúde vinculados à Atenção Primária à Saúde (docência, atenção e ou gestão).
Aprovação pela CAPES: Nota 4
Financiamento: Ministério da Saúde
Turmas de Mestrado:
1ª Turma (2012 – 2014) – 100 alunos – 94 egressos.
2ª Turma (2014 – 2016) – 130 alunos – 128 egressos.
3ª Turma (2017 – 2019) – 190 alunos – 178 egressos.
4ª Turma (2020 – 2022) – 170 alunos – 166 egressos.
5ª Turma (2024 – 2026) – 246 alunos.

Objetivo Geral
- Qualificar os profissionais do serviço de saúde, incentivando o uso de métodos de pesquisa para a tomada de decisões e para a gestão do processo de trabalho e do cuidado (MPSF).
Objetivos específicos:
- Formar lideranças para a ESF aptas a exercer atividades de investigação e de ensino em serviço;
- Fomentar o trabalho em equipe, através do diálogo entre profissionais da equipe de Saúde da Família e multiprofissional ampliada;
- Articular elementos da educação, atenção, gestão e investigação no aprimoramento da ESF e do SUS, com ênfase na atenção primária à saúde.
Perfil dos egressos
O curso se propõe a capacitar profissionais qualificados com habilitação e experiência em pesquisa e ensino em serviço, os quais utilizem abordagens técnicas, científicas, gerenciais, éticas e de liderança na área da Estratégia de Saúde da Família, capazes de desenvolver o trabalho em equipes interprofissionais, articulando elementos de educação, atenção, gestão e investigação.
Metodologia
O programa adota a concepção de currículo como construção social e está subsidiado nos referenciais da educação por competências, que significa a capacidade de articular, mobilizar e colocar em prática valores, conhecimentos e habilidades necessários ao desempenho eficaz de atividades requeridas pela natureza do trabalho na Estratégia Saúde da Família, além de rigor científico e criticismo no desenvolvimento de novos conhecimentos.
O PPGSF baseia-se nos preceitos da andragogia, adota como principal estratégia no processo de ensino-aprendizagem o uso das metodologias ativas, por destinar-se a um público adulto, e por valorizar a aprendizagem significativa de forma contextualizada, requisitos estes necessários para a construção de saberes de modo mais efetivo.
Estratégias Educacionais
Ancorados nas metodologias ativas, o Programa propõe estratégias educacionais, as quais conduzem à construção dos objetivos de aprendizagem em cada módulo. Assim, os objetivos cognitivos se operacionalizam através dos grupos tutoriais (GT), estudo de caso, estudo dirigido, seminário, estudo de caso e miniexposição; os objetivos de habilidade através do treinamento de habilidade (simulações, dramatização, observação); os objetivos atitudinais através dos grupos tutoriais (GT), estudo de caso, simulações, dramatizações; e os objetivos mistos através dos projetos em equipe, práticas na comunidade e oficinas de trabalho.
O MPSF está organizado em duas linhas de pesquisa:
Linha de Pesquisa 1: Atenção e Gestão do Cuidado em Saúde da Família – integra pesquisas sobre os saberes e as práticas de gestão, da organização dos sistemas e serviços de saúde, da origem, evolução e controle dos problemas de
saúde da população, bem como as tecnologias na promoção e na proteção específica da saúde, a prevenção das doenças e agravos, o cuidado clínico assistencial, visando qualificar a Atenção Básica à Saúde, com enfoque na Estratégia Saúde da Família e os atributos essenciais da atenção primária (primeiro contato, longitudinalidade, integralidade e coordenação do cuidado).
Linha de Pesquisa 2: Educação na Saúde e Promoção da Saúde – integra pesquisas que tratam da formulação, implantação e avaliação de iniciativas, projetos, programas e políticas de formação e desenvolvimento profissional dos
trabalhadores de saúde, visando à reorientação dos processos de trabalho na saúde, no sentido da humanização, integralidade, resolubilidade e participação popular, assim como o desenvolvimento, com base nos determinantes da saúde, de tecnologias inovadoras à melhoria das condições de saúde das populações e fomentar a participação popular e a autonomia dos sujeitos no cuidado à saúde.
Estrutura Curricular
Para conclusão de todas as atividades previstas no Mestrado, o discente deve concluir 510 h/a em disciplinas obrigatórias, 345 h/a em outras atividades curriculares obrigatórias, totalizando 855 h/a para integralização curricular. Abaixo, segue quadro demonstrativo que reflete de forma didática as alterações ocorridas na matriz.