O Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família (PPGSF), da Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família (RENASF), caracteriza-se por ser em modalidade profissional, presencial e organizado em Rede. Possui o Curso de Mestrado Profissional em Saúde da Família (MPSF) e o Curso de Doutorado Profissional em Saúde da Família (DPSF). O PPGSF RENASF encontra-se sediado em seis estados do Nordeste, com a participação de 11 Instituições de Ensino Superior (IES), denominadas de nucleadoras, a saber: no Ceará, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz Ceará), Universidade Regional do Cariri (URCA), Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Estadual do Ceará (UECE), Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB); na Paraíba, Universidade Federal da Paraíba (UFPB); no Rio Grande do Norte, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); no Maranhão, Universidade Federal do Maranhão (UFMA) campus São Luís e Campus Imperatriz; no Piauí, Universidade Federal do Piauí (UFPI) e Alagoas, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL).

Em Oficina de Planejamento Estratégico Participativo (2025-2028), realizada em outubro de 2024, o PPGSF RENASF atualizou sua identidade institucional, e consequentemente sua missão, visão e valores, através de uma pactuação coletiva, os quais estão descritos a seguir:

 

Missão: Desenvolver formação profissional stricto sensu de excelência, no campo da Saúde Coletiva, orgânica ao processo de trabalho no Sistema Único de Saúde, com ênfase na Estratégia Saúde da Família (ESF), para a promoção de impactos sanitário, social, cultural e econômico nos territórios, por meio da solidariedade, apoio interinstitucional e equidade. 

Visão: Ser reconhecido como um programa stricto sensu de excelência, na modalidade profissional, em rede, no campo da Saúde Coletiva, nos cenários locorregional, nacional e internacional, pelo desenvolvimento de capacidades e liderança na produção técnica, científica e tecnológica, inovadoras, de relevância social para o aprimoramento dos processos de trabalho na Atenção Primária à Saúde e transformação do território, considerando suas diversidades e vulnerabilidades. 

Valores: Ética; Aprendizagem significativa, crítica e reflexiva; Raciocínio científico-investigativo; Inovação; Democratização e translação do conhecimento; Comunicação assertiva e resolução de problemas; Colaboração interprofissional; Articulação e cooperação solidária interinstitucional; Organicidade ensino-serviço-comunidade; Diversidade e respeito aos marcadores sociais das diferenças; Equidade e justiça social; Sustentabilidade; Responsabilidade social; e, Gestão participativa. 

O PPGSF RENASF tem como finalidade a produção de conhecimento, a pesquisa científica e tecnológica, a inovação e a formação de profissionais para a Atenção Primária à Saúde (APS) no Sistema Único de Saúde (SUS).

Estrutura de Governança do PPGSF RENASF

Democracia participativa é o princípio orientador do modelo de governança assumida pelo PPGSF RENASF, que é de caráter interinstitucional, oferecido entre IES que compõem a RENASF. Reconhece, portanto, que assegurar a efetividade do Programa sustentado nesta base valorativa requer considerar a complexidade de um trabalho em rede que mobiliza as potencialidades e as singularidades das diferentes e complementares culturas institucionais das 11 instituições nucleadoras que o compõem. Esta filosofia enseja um desenho de gestão organizacional ascendente, inclusivo e participativo, assegurando representatividade e tomada de decisão colegiada. Para tanto, o PPGSF RENASF apresenta um desenho organizacional que tem, nos colegiados, suas instâncias decisórias. 

Na perspectiva ascendente, inicialmente, tem-se o colegiado de gestão em cada uma das nucleadoras (micros espaços), esfera consultiva e deliberativa (para as singularidades institucionais); embora todas compartilhem de competências e responsabilidades para a plena execução das atividades do PPGSF RENASF, com regimento único. As proposições das nucleadoras são objetos de discussão e tomada de decisão do Colegiado Geral do Programa (CGP), instância colegiada máxima de caráter deliberativo, constituído por todos os coordenadores e os vices coordenadores das nucleadoras, Coordenação Geral do Programa, representantes dos pós-graduandos eleitos entre os pares e secretários. Integram, ainda o CGP, as esferas consultivas e de apoio ao PPGSF RENASF, a saber: Núcleo de Apoio Pedagógico e Assessoria de Comunicação. 

As deliberações colegiadas orientam os processos de trabalho (cotidianos) da gestão do PPGSF RENASF, lideradas pela Coordenação Geral, assessoradas pelo Núcleo de Apoio pedagógico, em permanente diálogo e sintonia com as coordenações das nucleadoras e com os Grupos de Trabalhos de suporte à implementação do Plano Estratégico do Quadrienal do Programa.

 

Este modelo de governança contribui para que a unidade do PPGSF RENASF seja assegurada na consolidação deste Programa em Rede, em uma ambiência democrática e colaborativa, ao tempo em que não se desconhece a necessidade de relativas adaptações aos contextos locais. Deste modo, promove um ambiente inclusivo, solidário, propício ao desenvolvimento de uma cultura organizacional transparente, com diretrizes claras e com respeito às diferenças. Segue os atuais coordenadores e vice coordenadores das nucleadoras que compõem o PPGSF RENASF.

 

Núcleo Pedagócico

O Núcleo de Apoio Pedagógico do PPGSF RENASF é constituído por três pesquisadoras que trazem em suas trajetórias experiências em gestão educacional e de serviços de saúde, docência em graduação e pós-graduação, pesquisa e integração ensino-serviço-comunidade. Com atuação direta junto a coordenação e ao colegiado geral do Programa, visando à qualificação do PPGSF RENASF, aportam suporte a partir dos seguintes eixos estratégicos: i) Apoio à elaboração e monitoramento do Plano Estratégico Participativo (PEP) do PPGSF RENASF com atuação pedagógica junto aos grupos de trabalho: Currículo; Pesquisa, Tecnologia e Inovação; Extensão; e Ações Afirmativas, Acessibilidade e Equidade; ii) Apoio ao desenvolvimento, (re)elaboração e revisão dos materiais didáticos (cadernos e planos de ensino das disciplinas), assegurando alinhamento com o campo da Saúde Coletiva, área de avaliação e linhas de pesquisa do PPGSF RENASF e articulação aos referenciais pedagógicos e metodológicos orientadores do processo de ensino e aprendizagem no Programa, quais sejam, aprendizagem por competência e Andragogia; iii) Apoio ao desenvolvimento e monitoramento da execução do Plano de Autoavaliação do PPGSF RENASF, indicando ao colegiado geral, ações corretivas, quando necessárias; iv) Suporte pedagógico e coordenação do Plano de Desenvolvimento Docente sustentado nos referenciais pedagógicos do PPGSF RENASF e diretrizes da Pós-graduação brasileira, com ênfase na área de Saúde Coletiva.

 

I Encontro do PPGSF RENASF

Nos dias 02 e 03 de junho de 2023, foi realizado o I encontro do PPGSF RENASF (e-renasf: compartilhando saberes e experiências na pós-graduação), com a participação de 406 inscritos, entre coordenadores e vices coordenadores, docentes, alunos da 4ª turma do mestrado profissional em Saúde da Família e 1ª turma do doutorado profissional em saúde da família de todas as nucleadoras do Programa. Os discentes da 4ª turma socializaram suas experiências de Trabalho de Conclusão de Mestrado, que culminou com uma cerimônia simbólica de colação de grau. Uma turma vitoriosa, que atravessou a pandemia de COVID-19, desenvolvendo a maioria das disciplinas no formato virtual síncrono. A seguir, o vídeo institucional do e-renasf.