Coordenadora-adjunta do PPGSF/RENASF nucleadora UVA, Socorro Dias, é homenageada por contribuição ao Sistema Saúde Escola do Ceará
Durante o 4º Encontro Estadual da Rede Saúde Escola, realizado entre os dias 18 e 20 de dezembro, na sede da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), em Fortaleza, a professora, coordenadora-adjunta e membra do Núcleo Pedagógico do Programa de Pós-graduação em Saúde da Família da Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família (PPGSF/RENASF) nucleadora UVA, Socorro Dias, foi homenageada pelo mérito profissional na construção do Sistema Saúde Escola do Ceará. O evento, organizado pela ESP/CE em parceria com a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), reuniu especialistas, gestores, trabalhadores e estudantes para debater avanços e desafios da educação em saúde no estado.

Com o tema central “Educação, Trabalho e Democracia: tecendo redes de apoio em defesa da vida, do direito à saúde e o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS)”, o encontro promoveu uma intensa programação. Entre as atividades realizadas, destacaram-se mesas-redondas, painéis, exposições dialogadas, mostras de trabalhos científicos e expressões artísticas. A iniciativa buscou fomentar a troca de experiências e reflexões sobre os pilares das Políticas de Educação Permanente em Saúde (EPS), reforçando o compromisso com a formação, o controle social e a gestão no fortalecimento do SUS.
Ao receber a homenagem, Socorro Dias expressou gratidão pelo reconhecimento de sua trajetória e reafirmou seu compromisso com a educação permanente em saúde como estratégia de gestão e desenvolvimento profissional. “Recebi esta homenagem com gratidão pelo reconhecimento de uma trajetória de engajamento e luta por uma política de educação na saúde sólida no Ceará, especialmente em Sobral. Renovo meu compromisso e responsabilidade com a educação permanente em saúde como uma estratégia de gestão e desenvolvimento profissional. Reconheço que esta agenda continua sendo uma agenda em disputa. Portanto, precisamos seguir atentos e fortes, vigilantes para a sustentabilidade da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde – PNEPS, entendendo-a como propulsora de um SUS mais efetivo”, declarou.
A professora também destacou a importância do evento como espaço de articulação e fortalecimento das redes de apoio. “Parabenizo a organização do evento por assegurar espaços de difusão, encontros e renovação de compromissos de gestores, trabalhadores, pesquisadores, estudantes, controle social e sociedade civil”, afirmou.
O 4º Encontro Estadual da Rede Saúde Escola reforçou a relevância das políticas de Educação Permanente em Saúde no enfrentamento dos desafios da saúde pública, reafirmando a importância da construção coletiva para a efetivação de um SUS mais inclusivo e eficiente.

