Egressa do PPGSF Renasf é premiada em evento comemorativo aos 20 anos da Política Nacional de Saúde Bucal
A dentista Ailma Barbosa, egressa do mestrado profissional do Programa de Pós-graduação em Saúde da Família da Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família (PPGSF/Renasf) e profissional de saúde bucal da Estratégia Saúde da Família (ESF) em João Pessoa, foi uma das premiadas na 1ª Mostra Comemorativa aos 20 anos da Política Nacional de Saúde Bucal (PNSB), realizada em Brasília nos dias 21 e 22 de setembro. O evento, organizado pelo Ministério da Saúde em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), reuniu representantes de movimentos sociais, trabalhadores, usuários do serviço, e gestores de todo o Brasil para celebrar os avanços do Programa Brasil Sorridente e discutir desafios para o futuro.
Diversas experiências inscritas de todas as regiões do país concorreram a premiação, que foi submetida por uma série de etapas criteriosas. Ailma e o professor Franklin Forte, seu orientador e coordenador do mestrado do PPGSF/Renasf, na nucleadora Universidade Federal da Paraíba (UFPB), relataram no trabalho intitulado de “A Estratégia Saúde da Família como cenário de aprendizagem na formação de profissionais de Saúde Bucal” uma experiência inovadora de integração entre ensino e serviço no contexto da Atenção Primária à Saúde (APS), com base na Unidade de Saúde da Família Timbó I, em João Pessoa.
“Receber esse prêmio foi uma experiência inesquecível. Já tinha sido surreal ter nosso trabalho selecionado para participar de um evento tão significativo. Saber que ele foi premiado me surpreendeu e emocionou profundamente. Este reconhecimento valida não só minha dedicação de mais de 23 anos à saúde bucal no SUS, mas também a importância das parcerias com as universidades e o impacto do mestrado profissional em saúde da família na melhoria do cuidado oferecido à população”, afirmou emocionada.

Para Ailma, os desafios enfrentados durante sua trajetória foram muitos, destacando a necessidade de superar uma visão curativista da saúde bucal e promover uma abordagem mais preventiva e integrada. “A falta de incentivo da gestão municipal foi um dos principais desafios, mas isso só fortaleceu minha determinação em buscar soluções criativas. Hoje, vejo como a articulação entre profissionais de saúde e a inclusão da academia no cenário de trabalho são cruciais para transformar a realidade do SUS”, explicou.
Além da premiação, Aima aproveitou o evento para refletir sobre os avanços e os desafios da Política Nacional de Saúde Bucal nos últimos 20 anos. Segundo ela, iniciativas como o Programa Brasil Sorridente foram fundamentais para ampliar o acesso aos serviços de saúde bucal no país. No entanto, ainda há barreiras a serem superadas, como a desigualdade no acesso aos serviços em áreas rurais e vulneráveis e a necessidade de maior integração entre saúde bucal e outras áreas da saúde. “É preciso continuar investindo em educação em saúde, fortalecendo políticas intersetoriais e promovendo o cuidado integral. O trabalho em equipe e a visão holística do paciente devem ser pilares para o futuro da saúde bucal no SUS”, enfatizou.
Para aqueles que estão iniciando na área, Ailma deixou uma mensagem inspiradora: “Seja apaixonado pelo que faz e lembre-se do impacto que seu trabalho pode ter na vida das pessoas. A saúde bucal é um direito fundamental, e cada sorriso restaurado é uma semente de esperança. Trabalhe com empatia, dedicação e colaboração, pois juntos podemos transformar realidades.”
O PPGSF/Renasf parabeniza a egressa Ailma Barbosa pela premiação, reconhecendo seu profissionalismo e dedicação no trabalho realizado na base do SUS, que reforça o papel dos profissionais de saúde bucal na promoção de uma sociedade mais saudável e equitativa.