Mestrandas do PPGSF/Renasf nucleadora Unilab contribuem para que municípios cearenses sejam reconhecidos com o Selo Unicef pela busca ativa vacinal
No dia 11 de dezembro de 2024, Guaramiranga e Baturité foram reconhecidos ao receber o Selo UNICEF, em cerimônia realizada no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. A premiação, promovida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), destaca os avanços de municípios brasileiros na promoção, proteção e garantia dos direitos de crianças e adolescentes.

O Selo UNICEF é uma iniciativa voltada à redução das desigualdades e à melhoria dos indicadores sociais em regiões do Semiárido e da Amazônia. O programa estimula a mobilização social e a participação de gestores municipais, conselheiros, famílias e adolescentes em ações que promovam saúde, educação, proteção e esporte. Em Guaramiranga e Baturité, esse trabalho é conduzido com dedicação, garantindo às crianças e adolescentes o acesso a serviços públicos de qualidade.
Duas alunas do Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família (PPGSF/Renasf), vinculadas à Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (nucleadora Unilab), desempenharam papel essencial nesse resultado. Antonia Luciana Souza Bekman, representando Guaramiranga, e Andressa, Baturité, receberam o Selo Unicef pela Busca Ativa Vacinal (BAV), ao contribuírem para elevar os índices de imunização infantil em seus municípios.

A Busca Ativa Vacinal foi uma das estratégias centrais para o sucesso de Guaramiranga. O município implementou um monitoramento constante das coberturas vacinais e intensificou a busca por crianças não vacinadas em domícilio. Além disso, realizou capacitações com pais e responsáveis para conscientizá-los sobre a importância da imunização. Essa mobilização, somada ao trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde, permitiu que o município alcançasse uma cobertura vacinal de 95% no calendário básico de vacinas infantis, superando as metas estabelecidas pelo Ministério da Saúde.
Luciana, que também é gestora da Atenção Primária à Saúde (APS) de Guaramiranga, falou sobre a importância do PPGSF/Renasf na Unilab para o desenvolvimento de competências em gestão e estratégias voltadas à saúde da família. Segundo ela, o mestrado fomentou sua capacidade de desenvolver ações eficazes, humanistas e humanizadas, fortalecendo a saúde da comunidade.
Apesar do sucesso, os desafios não foram poucos. A proliferação de fake news sobre vacinação e a falta de informação sobre os benefícios das vacinas foram obstáculos enfrentados pela equipe. Para superá-los, as alunas e suas equipes intensificaram as ações de educação em saúde e buscaram alternativas para atender as demandas da população, incluindo a abertura de salas de vacina aos sábados, em Guaramiranga.
Luciana também destacou que “o reconhecimento reflete a dedicação e o comprometimento de Guaramiranga com a construção de um futuro mais justo para suas crianças e adolescentes. A conquista também inspira outras iniciativas de saúde pública na região, criando um ambiente propício para o fortalecimento das políticas voltadas à saúde infantil, nutrição, combate à violência e ao racismo”.
Com o Selo UNICEF em mãos, os próximos passos incluem o fortalecimento das estratégias existentes, a expansão da vacinação em áreas de difícil acesso e a divulgação das lições aprendidas em eventos e congressos. Em 2023,, Guaramiranga apresentou suas estratégias no XXXVII Congresso do CONASEMS e, em setembro de 2024, no seminário de comemoração dos 50 anos do Programa Nacional de Imunizações (PNI), na Escola de Saúde Pública do Ceará- ESP, apresentando as estratégias de vacinação utilizadas, ressaltando Guaramiranga como o primeiro município do estado do Ceará a vacinar 100% da população adulta.