Minicursos ofertados sobre diversas temáticas e voltados à Saúde Coletiva/APS marcam primeiro dia do II SIMPALUSO

O primeiro dia do II Simpósio Internacional dos Países Lusófonos (II SIMPALUSO), 03 de setembro de 2024, foi marcado por uma série de minicursos oferecidos pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família (PPGSF/Renasf), voltados para o aprimoramento de profissionais da saúde na Atenção Primária. Realizados no Anexo II da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, os minicursos foram conduzidos por discentes do mestrado e doutorado do Programa, destacando-se como um dos momentos de imersão e formação durante o simpósio.

Luciana Cordeiro, doutoranda pela nucleadora UFC, ministrou o minicurso “Princípios básicos de auriculoterapia: experiência na APS”, que abordou técnicas não invasivas aplicadas na atenção primária. Cristina Colares, mestranda pela Fiocruz, conduziu o minicurso “Linha de Cuidado do Transtorno do Espectro Autista – TEA”, oferecendo uma visão aprofundada sobre o manejo do TEA na saúde pública. Natalia Leite, doutoranda pela Fiocruz, apresentou “Educação Permanente na APS – conceitos, características e experiências na ESF do município de Fortaleza-CE”, enfocando estratégias de capacitação contínua dos profissionais.

O minicurso “Desafios e potencialidades da Estratégia de Saúde da Família como modelo assistencial” foi ministrado pelas mestrandas da nucleadora Unilab, Fabíola Ferreira, Luciana Bekman e Heliane Oliveira, explorando o modelo assistencial adotado no Brasil. Outra sessão, conduzida pelas doutorandas Amanda Nascimento e Tamara Holanda, junto com a mestranda Renata Lima, destacou a “Comunicação Não-Violenta nos Contextos da Atenção Primária à Saúde”, sublinhando a importância de uma abordagem comunicativa empática e eficaz.

No campo da saúde materna, Lea Vasconcelos, doutoranda pela Fiocruz, discutiu “As três DEMORAS na assistência à gestante e a influência no óbito materno”, enquanto Ana Vieira, mestranda pela Fiocruz, apresentou o minicurso “Uso de inovações e tecnologias na Atenção Primária”. Por fim, Rosane Saraiva, Michelle Pereira e Níobe Fernandes, alunas da 5ª turma do mestrado da Fiocruz, falaram sobre o “Manejo terapêutico de Diabetes na APS”.

O simpósio é organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), tendo como coordenadoras as Professoras Dras. Lívia Moreira Barros e Paula Oliveira, com o apoio de discentes da Unilab.

Sobre o II SIMPALUSO

O II Simpósio Internacional dos Países Lusófonos (SIMPALUSO) é o maior evento da lusofonia do ano, reunindo especialistas e pesquisadores de diversos países de língua portuguesa.

Organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, o SIMPALUSO contará com a participação de renomados palestrantes nacionais e internacionais, incluindo representantes de universidades parceiras. O simpósio abordará temas com foco nas vulnerabilidades, promovendo debates e reflexões aprofundadas.

Além de uma programação rica e diversificada, o evento oferecerá uma oportunidade única para a submissão de Trabalhos Científicos. Esta iniciativa facilitará o compartilhamento de conhecimento e a troca de experiências entre pesquisadores de todo o mundo lusófono.