Qualificação nacional em Saúde Coletiva reúne docentes cearenses e fomenta fortalecimento do SUS
A busca por excelência na formação de pesquisadores e profissionais comprometidos com o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) mobilizou representantes de todo o país no 1º Curso de Fortalecimento da Pós-Graduação em Saúde Coletiva Brasileira, realizado de 28 de julho a 1º de agosto, na sede da Fiocruz Brasília.

Entre os participantes estiveram representando o Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família (PPGSF/RENASF) a vice-coordenadora Sharmênia Nuto, a coordenadora do PPGSF/RENASF/UECE, Ana Patrícia Pereira Morais. Além do atual coordenador do PPGSF/UVA, Marcos Aguiar Ribeiro. Também marcaram presença o coordenador do Fórum de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Abrasco, Antônio Rodrigues Ferreira Júnior, e o vice-coordenador do Mestrado Profissional em Gestão de Serviços de Saúde da UECE (MEPGES), Márcio de Oliveira Mota, reforçando o papel estratégico do Nordeste no avanço da Saúde Coletiva.
A formação foi promovida pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) em parceria com a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (SEGETS/MS), com apoio da Diretoria de Avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (DAV/CAPES) e da Fiocruz Brasília.
Com carga horária de 40 horas presenciais, o curso reuniu 42 profissionais vinculados a Programas de Pós-Graduação (PPGs) em Saúde Coletiva, com ênfase em coordenadores e vice-coordenadores de programas com conceitos 3 ou 4 na avaliação quadrienal da CAPES, ou que estão em processo de acompanhamento.
Os resultados da qualificação foram amplamente positivos. Ao término das atividades, os participantes avaliaram a iniciativa de forma muito favorável e defenderam sua continuidade em caráter permanente, como estratégia de aprimoramento das coordenações e dos cursos. O encontro também consolidou a cooperação entre os Programas de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, com ênfase no intercâmbio de experiências trocadas durante o curso. “O PPGSF/RENASF teve a oportunidade de compartilhar experiências e aprendizados de sua trajetória recente como contribuições válidas e replicáveis, tornando a cooperação entre os programas fortalecida com referências úteis para diferentes realidades”, destacou Ana Patrícia Pereira Morais, coordenadora do PPGSF/RENASF/UECE.

