Renasf realiza Oficina de Metodologia do Trabalho Científico na Fiocruz Ceará
A Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família (Renasf) promoveu nos dias 29 de fevereiro e 1º de março uma Oficina de Metodologia do Trabalho Científico, voltada para o Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família (PPGSF). O encontro, sediado na Fiocruz Ceará, localizada no município do Eusébio, reuniu representantes de diversas instituições nucleadoras, marcando um momento de intensa troca de conhecimento e atualização pedagógica.
Durante a oficina, os participantes concentraram esforços na organização e atualização dos materiais pedagógicos essenciais para a disciplina de Metodologia do Trabalho Científico. Foram revisados os objetivos do curso, integradas bibliografias atualizadas e delineadas metodologias de ensino-aprendizagem que serão aplicadas ao longo do semestre.
Estiverem presentes, representandos as nucleadoras, os docentes Roberto Wagner Júnior e Maria de Fátima Antero (FIOCRUZ); Sherida Karanini Paz (UECE); Bernardo Diniz (UFC); Dorlene Maria Cardoso e Ismalia Costa Maia (UFMA); Luana Rodrigues (UFPB); Patricia Ferreira e Fernando Guedes Júnior (UFPI); Celida Juliana de Oliveira (URCA); Keila Maria de Azevedo (UVA); Jairo Domingos e Emília Rouberte (UNILAB); Thiago José Matos (UNCISAL); e Dany Geraldo Kramer (UFRN).
A diversidade de experiências e perspectivas enriqueceu ainda mais as discussões e contribuiu para a construção de um ambiente de aprendizagem colaborativo e dinâmico. A Metodologia do Trabalho Científico é uma disciplina fundamental para a formação de profissionais qualificados e críticos na área da saúde da família. Através dessa oficina, busca-se garantir que os alunos tenham acesso ao melhor conteúdo e às práticas mais atualizadas, preparando-os para os desafios da pesquisa e da prática clínica nesse campo.