A Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família (RENASF), criada em 2009, atualmente conta com 30 instituições partícipes (instituições de ensino, serviço e pesquisa do norte e nordeste brasileiro) e tem a finalidade de colaborar no fortalecimento das relações entre a formação, a atenção, a pesquisa e a gestão em saúde, além de criar instâncias colegiadas para o diálogo e pactuação interinstitucional. O público-alvo são os trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS).

Por meio da RENASF, foi possível pensar, construir e implantar a maior de suas ações: o Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família (PPGSF). Esse programa é executado em nove instituições Nucleadoras, distribuídas em cinco estados do nordeste brasileiro, a saber: Ceará – a) Universidade Federal do Ceará (UFC); b) Fundação Oswaldo Cruz Ceará (FIOCRUZ-CE); c) Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA); d) Universidade Estadual do Ceará (UECE); e e) Universidade Regional do Cariri (URCA); Rio Grande do Norte – Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); Paraíba – Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Piauí – Universidade Federal do Piauí (UFPI); e, Maranhão – Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

O Mestrado Profissional em Saúde da Família já formou em suas três primeiras turmas 400 mestres. Atualmente, está em fase de conclusão de sua 4ª turma. Além disso, está em curso a primeira turma do Doutorado Profissional em Saúde da Família, com 30 alunos, dividido em duas nucleações: Nucleação 1 (FIOCRUZ, UFC, UECE, UVA, URCA e UFMA) e Nucleação 2 (UFRN e UFPB).

O formato escolhido para o desenvolvimento da pós-graduação, em rede, tem como ideia-força o acolhimento de experiências de aprendizagem que privilegia práticas interativas que valorizam o compartilhamento de conhecimentos, vivências no mundo do trabalho, reflexões e tomadas de decisões ancoradas em literatura pertinente.

Assim, a rica vivência do desenvolvimento do Programa em Rede também tem sido o seu planejamento, em que há a participação de docentes, discentes, egressos e corpo técnico administrativo. Esse processo amplo e complexo constitui espaços de escuta coletiva e grupos de trabalho, coordenados por um grupo gestor pedagógico com formação em planejamento educacional, que emergiu da própria
Rede.

Manter a Rede e o PPGSF ativos em suas ações e planejamentos não é tarefa fácil, principalmente quando
estão envolvidas 30 instituições, nove Nucleadoras no programa, além de 140 docentes, 400 egressos, 200 discentes ativos (170 mestrandos e 30 doutorandos) e 10 técnicos administrativos. Entretanto, essa grandiosidade e complexidade tem nos propiciado um processo rico de renovação e avaliação no nosso
Programa, com o direcionamento de atividades e metas para o quadriênio.

Dessa forma, esse documento busca apresentar a complexidade desse processo de Planejamento Estratégico Participativo e guiar as ações da gestão, do acompanhamento e da avaliação constante do PPGSF.

Relatório do Plano Participativo do PPGSF/RENASF – ANO 1 – 2021

Relatório do Plano Participativo do PPGSF/RENASF – ANO 2 – 2022